top of page

Alimentação!

ALIMENTANDO SEU YORKIE!

 

É essencial controlar a quantidade de alimento consumida pelo seu filhote para evitar qualquer desequilíbrio nutricional e, consequentemente, qualquer risco de excesso de peso. Saiba mais sobre o motivo pelo qual a alimentação ad libitum (ou seja, à vontade) pode causar problemas e como seguir as diretrizes.

 

É evidente que um filhote tem maior necessidade de calorias e nutrientes que um cão adulto, independentemente da raça ou do porte. Os filhotes necessitam de energia para desempenhar as funções vitais do corpo, mas também para formar os novos tecidos (ossos, músculos, pele e pelos, por exemplo), o que lhes farão crescer. As necessidades de proteínas, gorduras, minerais e vitaminas dos filhotes também são mais altas que aquelas de adultos.

 

Sendo assim, os filhotes não devem ser alimentados da mesma forma que os adultos; no entanto, isso não significa que o suprimento alimentar para filhotes deva ser ilimitado. Como seu filhote ainda não sabe como regular seu consumo alimentar, ele provavelmente desenvolverá desarranjos gastrintestinais e ganhará muito peso se comer demais. A alimentação excessiva de filhotes pertencentes a raças de porte maior, em particular, pode fazer com que eles cresçam muito rápido, aumentando o risco de distúrbios ósseos de desenvolvimento.

 

A minha recomendação é sempre alimentá-los com duas ou três refeições diárias, respeitando sempre a indicação da embalagem do alimento de acordo com a idade do cão. Recomendo ROYAL CANIN YORKSHIRE PUPPY ou ROYAL CANIN MINI INDOOR até os 10 meses de vida do filhote. E na fase adulta após os 10 meses de vida Royal Canin Yorkshire Terrier Adult, ou Mini Indoor Adult.

 

Como as necessidades do animal mudam ao longo do período de crescimento, é recomendável a verificação regular da quantidade de alimento fornecida. É óbvio que todo cão é diferente; por isso, fale com seu veterinário se houver qualquer preocupação a respeito da quantidade de alimento fornecida ao filhote (seja muito ou pouco) e quanto à adaptação as informações da embalagem.

Tente não adicionar qualquer alimento à ração de seu filhote, pois isso pode alterar o equilíbrio nutricional da refeição e adicionar uma quantidade extra de calorias, o que simplesmente ficará armazenado no corpo sob a forma de gordura. Por exemplo, um pequeno pedaço de queijo de 10 g aumentará a ingestão calórica de um filhote de porte Mini de 2 kg e 3 meses de vida em 10%!

 

O excesso de peso corporal em um cão em fase de crescimento pode gerar problemas esqueléticos e dificultar ainda mais o controle do peso no cão adulto.

royal.jpg
23516-Royal Canin BHN Yorkshire 8+_1.jpg
810m5vWaJ8L._SL1500_.jpg
356865011_0_1280x1280.jpg

2 aos 10 meses

10 meses aos 8 anos

Alimento úmido estimulador de  apetite.

Para Yorkies com mais de 8 anos.

BANHOS E ESCOVAÇÃO!

1. Escovação

 

Antes do banho é necessário escovar seu YORKIE. Uma escovação bem feita antes remove os pelos soltos e melhora significativamente a eficiência do shampoo na limpeza da pele. Além disso, torna o banho muito mais do que apenas uma limpeza dos pelos.

Antes de escovar, talvez deva considerar utilizar um spray dez embaraçante, que mudará o pelo deixará a escovação mais fácil.

Evite uso de rasqueadeiras, o cães de pelagem longa  devem  ser escovados com escovas de pinos sem bolinha na ponta. A carinha e perto dos olhos você poderá usar um pente fino para facilitar a secagem, pois a região dos olhos e sensível e não é indicado o uso de escovas perto dos olhos.

Seja metódico com a escovação dia sim, dia não. Comece pela cabeça em direção à cauda. Escovadas firmes e suaves com ênfase nas suaves. Puxar e rasgar pelos embramados machucam o seu animal e rapidamente estragam sua confiança. A escovação pode e deve ser uma experiência agradável, então nada de pressa.

Obs: evite prender os pelos da face com borrachas ou laço muito grande, isso incomoda muito seu animal. Observe se a borrachinha usada, ou até mesmo a do laço seja leve... Muitos pets colocam borrachas de dentista muito grossas e dão muitas voltar para segurar mais tempo e isso pode lesionar tanto a pelagem ou ate mesmo o couro cabeludo.

 

2. Banho

 

Se você utilizar o shampoo correto, (cães) poderá banhar seu animal de estimação mais de uma vez por semana sem risco de danificar a pelagem. A primeira decisão a tomar é onde o banho acontecerá. A água deve estar morna para que o shampoo faça seu efeito e também para o conforto do animal.

 

Existem vários shampoos para escolher dependendo da pelagem do seu animal. Molhe o animal completamente com água e aplique o shampoo. Novamente, seja metódico massageando do pescoço à cauda, entre os pelos e até a pele, cuidado para não entrar shampoo nos olhos.

Marcas:, IBASA, HYDRA, neutros ou próprio para filhotes são recomendados.

 

O cuidado para não entrar água dentro do conduto auditivo deve ser redobrado.

 

Após o banho limpe bem o ouvido com cotonete, (individual e descartável) seco ou você poderá usar o oleo johnson, não passe o mesmo lado do cotonete em  ambos ouvidos, limpe de um lado descarte e outro cotonete para outro lado.

Calvinusa.jpeg
RC_logo_2016cmjn.jpg
INSTAGRAM.jfif
cbkc-fci.png
bottom of page